Excesso de cobrança, preocupação e estresse podem fazer o cansaço evoluir para o esgotamento físico e mental, é preciso ficar atento aos sinais de alerta.
1-Dor de cabeça
Quando frequentes devem ser avaliadas. A pessoa pode sentir uma dor pulsante ou somente aquela sensação de pressão na cabeça, que pode ou não vir acompanhado de náuseas.
2- Dores pelo corpo
Quando estamos em uma situação interpretada como ameaça, o corpo libera hormônios, como a adrenalina, por exemplo, para que os músculos se contraiam. Com os nervos comprimidos, a consequência é aparecer dores pelo corpo, e isso é muito comum em situações de muito estresse.
3- Distúrbios do sono
Em situações de cansaço extremo, a pessoa pode sofrer tanto com a dificuldade para dormir quanto com a sensação de que não dormiu o suficiente. Isso acontece porque, nessas condições, o cérebro não consegue percorrer todos os estágios normais do sono, não conseguindo de fato descansar.
4- Falta de concentração
Em situações de exaustão, não somente o corpo dá sinais, o cérebro também envia alertas. Dificuldades de concentração e distração constantes são alguns deles.
5- Irritabilidade
A tensão física e o cansaço metal experimentado nesses momentos acaba gerando um estresse psicológico. A pessoa se cobra mais e pode se irritar em circunstâncias que normalmente não se irritaria.
Atenção!
Dedique tempo para cuidar de você, fazer coisas que você gosta, a falta de tempo para relaxar costuma ser o estopim do esgotamento físico e mental e somados ao estresse e as cobranças pode levar você a exaustão.