Quando o assunto é tratamento estético, a argiloterapia aparece entre os mais tradicionais. Saiba o que é argiloterapia e seus benefícios para a pele e cabelo
O que é argiloterapia?
Argiloterapia é um tratamento à base de argila com aplicação facial, corporal e capilar. A Argila possui propriedades adstringentes, tonificantes e estimulantes. Além disso, possui ações bactericidas, regeneradoras, anti-inflamatórias, antissépticas, ação terapêutica, é rica em minerais, além de desinflamar, remover impurezas e desintoxicar a pele na região aplicada.
No cabelo a sua função de absorver a oleosidade do couro cabeludo e, ao mesmo tempo, nutri-lo através dos seus diversos oligoelementos, como o zinco, silício orgânico, manganês, entre outros. A Argila é uma grande aliada nos tratamentos de Dermatite, Caspa, Psoríase e excesso de Oleosidade.
A aplicação da Argila no couro cabeludo remove as células mortas, libera as toxinas do organismo, ativa a circulação do couro cabeludo, absorve as impurezas e resíduos. Dessa forma, a Argila realiza uma limpeza profunda e estimula o crescimento dos fios, sendo muito utilizada nas terapias do couro cabeludo.
Benefícios da argiloterapia
A argila é composta por minerais como o ferro, magnésio, silício, alumínio, potássio fósforo e o manganês, além de ter propriedades queratolíticas (com atuação esfoliante ou descamante). Conheça os benefícios desse material natural:
Contribui para a circulação sanguínea;
Combate a acne;
Ajuda a controlar a oleosidade da pele;
Melhora os sintomas da psoríase (doença que causa o aparecimento de lesões róseas ou avermelhadas e que descamam a pele);
Auxilia nos protocolos de lifting facial, gordura localizada, celulite, redução de medidas e flacidez.
Os principais tipos de argila
Existem diferentes tipos de argila para o tratamento da pele. Conheça os tipos mais utilizados na estética:
Argila branca
Possui ação cicatrizante e antisséptica, promovendo a regeneração, limpeza e cicatrização da pele. Indicada para o tratamento da acne, também ajuda no clareamento da pele, além de melhorar a circulação sanguínea.
Argila verde ou acinzentada
Por terem silício e zinco concentrados, possuem propriedades adstringentes e purificadoras. Indicadas para equilibrar a oleosidade, purificar a pele e tratar a acne. Em tratamentos corporais, melhoram a elasticidade da pele e combatem a celulite.
Argila vermelha
Recomendada para o tratamento da vermelhidão facial por ser rica em óxido de ferro. Possui propriedades tensoras e ação reguladora do fluxo sanguíneo e vascular. Aplicada no corpo, ajuda a reduzir a flacidez e estimula a microcirculação.
Argila amarela
Sua composição é rica em silício e potássio, atuando como remineralizante do colágeno na pele. Essa argila nutre profundamente a pele combatendo o envelhecimento precoce. O uso da argila amarela também é indicado para remoção de impurezas e purificação da pele.
Argila roxa
Possui alta concentração de magnésio e colágeno, sendo recomendada para melhorar o aspecto da pele, proporcionando uma aparência mais jovem e iluminada. Tem ação iônica, estimulante e nutritiva. É utilizada para a eliminação de toxinas corporais e nutrição celular facial.
Argila preta ou lama-negra
É considerada um tipo raro de argila. Possui ação anti-inflamatória e capacidade cicatrizante.
Argila rosa
É uma mistura das argilas branca e vermelha, podendo ser utilizada em tratamentos faciais e corporais. É indicada para peles sensíveis ou secas, tem efeito antioxidante, calmante e cicatrizante.
Para garantir os melhores resultados para a sua pele, é recomendação a consulta com um profissional de estética capacitado para realizar a argiloterapia. Assim, será possível definir o melhor tratamento para seu tipo de pele. CLIQUE AQUI para agendar um horário.
Comments